Notícias
Arpen/RS reúne-se com representantes de despachantes
Na última sexta-feira (21), o presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Rio Grande do Sul (Arpen/RS), Arioste Schnorr, a convite da titular do Centro de Registros de Veículos Automotores (CRVA) 0018 de Passo Fundo, Fernanda Gehlen Braga, e da Associação dos Despachantes do Estado do Rio Grande do Sul, participou de reunião para debater assuntos levantados durante audiência pública realizada no último dia 12 na Assembleia Legislativa do Estado.

Durante o encontro, o deputado estadual Matheus Wesp frisou a importância da eficiência e desburocratização na prestação do serviço público, bem como a obrigação do Estado em disponibilizar os serviços.

Segundo o deputado, existe a necessidade de estimular junto aos colegas, autoridades municipais e o Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran/RS) a instalação de CRVAs nos municípios que ainda não dispõem do serviço.

Esclareceu ainda que a audiência pública da Comissão de Defesa do Consumidor e Participação Legislativa Popular, em nenhuma hipótese, teve o intuito de combater ou tentar absorver os serviços prestados pelos CRVAs, direcionando-os para os Despachantes Documentalistas.

Ainda conforme o parlamentar, a audiência aconteceu por sua iniciativa, atendendo pedido da Associação dos Despachantes, entidade que busca a valorização dos seus associados junto aos órgãos estaduais, em especial, o Detran/RS.

Finalizou ressaltando a importância de implementar ações conjuntas entre a Arpen/RS e entidades que representam os despachantes, inclusive em pleitos que visam melhores resultados para ambas as partes, colocando-se à disposição da Arpen/RS sempre que necessário.

O presidente da Associação Gaúcha dos Despachantes de Trânsito do Rio Grande do Sul (AGD/Sul), Cândido Emílio Falcão, informou que a partir desta reunião, a entidade formará uma comissão permanente para acompanhamento do serviço desenvolvido junto aos CRVAs e se dispôs a trabalhar em conjunto com a Arpen/RS para levar ao Detran/RS questões que visam melhorias e atualizações nos procedimentos operacionais padrões. Por fim, ficou estabelecido que a Arpen/RS e a AGD/Sul buscarão construir mecanismos para que as entidades trabalhem em conjunto.

Para o presidente da Arpen/RS, “vale sublinhar que foi extraído do debate a importância do diálogo para atingirmos os objetivos comuns” e que foi identificada “também a necessidade de filtrarmos informações não verdadeiras que, corriqueiramente, circulam em nosso cotidiano”.

“Não há a menor razão para preocupações de que despachantes documentalistas tenham a intenção de pleitear serviços que hoje prestamos ao Detran/RS”, concluiu Schnorr.
NOTA DE RESPONSABILIDADE:
As notícias aqui veiculadas visam unicamente transmitir informações oriundas das fontes indicadas. A Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Rio Grande do Sul (ARPEN-RS) se exime e não assume qualquer responsabilidade pelo teor do conteúdo publicado, posto que as publicações explanadas não representam necessariamente o posicionamento da diretoria desta Associação. Os assuntos ora veiculados, são de responsabilidade única e exclusiva de quem os subscrevem.
Espaço do Associado
Entrar


ARPEN-RS - Rua Cel. Genuíno, 421 - Sala 302 - 3º andar - Centro Histórico - 90010-350 - Porto Alegre - RS - Telefone e Fax: (51) 3225-6428 - arpenrs@arpenrs.com.br