Notícias
Arpen/RS recebe mais de 60 pessoas no primeiro Encontro de Titulares e Coordenadores de CRVAs em Giruá
Visando oportunizar um momento de debate sobre temas e dificuldades técnicas mais recorrentes, além de promover interação entre os participantes, a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Rio Grande do Sul (Arpen/RS) realizou, na manhã do último sábado (30.03), o primeiro Encontro de Titulares e Coordenadores de Centros de Registro de Veículos Automotores (CRVAs) do ano, em Giruá/RS. O evento, que contou com o apoio da Associação dos Registradores e Notários do Alto Uruguai e Missões (ARN), ocorreu no Colinas Hotel e recebeu 64 participantes.

O encontro iniciou com a fala do presidente da Arpen/RS, Arioste Schnorr, que apresentou os representantes da Diretoria que estavam presentes e também relatou sobre as conquistas e melhorias adquiridas pela entidade ao longo dos últimos dois anos, bem como as ações que estão sendo tomadas, destacando questões como gestão, agilidade, seriedade e eficiência.

O vice-presidente Sidnei Hofer Birmann, o conselheiro da Diretoria, Rogério Pereira Figueiredo, e o diretor de Políticas Sociais e Cidadania, Gerson Vanderlei Gerlach dos Santos participaram do ato, compondo a mesa de abertura.

Schnorr falou sobre a presença da entidade em questões nacionais, também sobre os diversos pleitos exitosos junto ao Detran/RS, como o marco regulatório dos CRVAs e a disponibilização do sistema de cartões de crédito nos CRVAs, e agora nas demais serventias extrajudiciais, com autorização inclusive do Denatran e do Poder Judiciário, além de fomentar a necessidade de coesão da categoria.

“Nós temos que nos modernizar, temos que olhar para o público. Um táxi hoje tem um cartão, a borracharia tem um cartão. Por que nossos cartórios não podem avançar nessa tecnologia? Não tem por que não disponibilizar a máquina”, destacou. Ainda sobre tecnologia e modernização, o presidente comentou da possibilidade de criação de uma Central dos CRVAs.

Em seguida, Schnorr relatou também sobre as contratações profissionais da entidade, que conta com uma equipe de suporte aos CRVAs e assessorias de imprensa, institucional e parlamentar.

Schnorr discorreu ainda sobre a efetiva participação política da Arpen/RS, que apoiou a candidatura do deputado estadual eleito Elizandro Sabino, e apresentou o assessor institucional das entidades de classe, Marcos Pippi Fraga. Na oportunidade, Fraga explicou aos presentes o trabalho que vem sendo feito, de acompanhamento e aproximação com o Poder Legislativo, e colocou-se à disposição para auxílio em eventuais dúvidas.

Além destas conquistas, Schnorr citou a Lei Estadual nº 14.990/2017, que contou com a parceria da empresa COMABE na construção de uma solução desenvolvida aos CRVAs, o subsídio de 40% na aquisição de mais de 100 scanners aos associados, as coletas de acervos em todos os CRVAs do Estado, tanto para fragmentação, quanto para envio ao CEDOC/Detran, além da remuneração pela averbação do CPF, fruto de um trabalho desenvolvido pela Diretoria.

Voltado para titulares, coordenadores e também Identificadores Veicular e Documental (IVDs), o principal objetivo do evento era auxiliar a dirimir as dúvidas destes profissionais. Para isso, estavam presentes coordenadores do Suporte aos CRVAs da Arpen/RS: Ademir Schnorr, Adriano Cousseau, Ébert Crisóstomo Silveira, Jean Carlos Taffarel, Sidinei Luvison. A equipe responde cerca de 40 perguntas por dia.

Na ocasião, os integrantes relataram as principais questões recebidas, explicando aos participantes os procedimentos necessários e debatendo sobre o tema.

Aline Santos, IVD do CRVA 0081, de Vacaria, foi uma das participantes do encontro. Segundo a profissional, que viajou cerca de sete horas para o evento, esta foi uma importante oportunidade para debater questões pontuais de suporte da Arpen/RS. “Foi muito esclarecedor, até para integrar e padronizar os procedimentos. Mesmo que se resolva por e- mail, a personalização do procedimento, o contato direto, é bem produtivo”, comentou.

Por fim, a entidade patrocinou um almoço aos participantes.

O presidente aproveitou ainda para agradecer a participação dos diretores da entidade, e também destacou a presença de IVDs de municípios distantes como Porto Alegre, Vacaria, Lagoa Vermelha, Sananduva e Passo Fundo. “Isso demonstra que estamos no caminho certo. Segundo as manifestações, o encontro atingiu seus objetivos e os principais destaques foram os debates e orientações promovidas pelos coordenadores do Suporte. O pensamento é dar continuidade nesses encontros, de preferência, mantendo a estratégia de promovê-los em regiões distintas”, relatou.

O evento contou ainda com a presença do diretor da COMABE, Jordano Zanesco, que apresentou a empresa aos presentes, também do representante comercial da COMABE, Fabiano Hoffmann, do gerente comercial da empresa Vamos Parcelar, Edvaldo Souza, e da assessora do Gabinete do deputado estadual Elizandro Sabino, Débora Santos Betim, representante da categoria na Assembleia Legislativa do RS.


Fonte: Assessoria de Imprensa
NOTA DE RESPONSABILIDADE:
As notícias aqui veiculadas visam unicamente transmitir informações oriundas das fontes indicadas. A Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Rio Grande do Sul (ARPEN-RS) se exime e não assume qualquer responsabilidade pelo teor do conteúdo publicado, posto que as publicações explanadas não representam necessariamente o posicionamento da diretoria desta Associação. Os assuntos ora veiculados, são de responsabilidade única e exclusiva de quem os subscrevem.
Espaço do Associado
Entrar


ARPEN-RS - Rua Cel. Genuíno, 421 - Sala 302 - 3º andar - Centro Histórico - 90010-350 - Porto Alegre - RS - Telefone e Fax: (51) 3225-6428 - arpenrs@arpenrs.com.br