Notícias
Clipping - Hoje em Dia - Saiba onde tirar o CPF dos dependentes menores antes de acertar as contas com o Leão
O prazo para fazer a declaração do Imposto de Renda 2019 já está correndo e o contribuinte deve cumprir uma exigência a mais este ano: informar o CPF de todos os dependentes e alimentandos de qualquer idade. O último dia para entrega da documentação é 30 de abril. E para ajudar você o Hoje em Dia explica onde e como tirar esse documento sem perder tempo ou enfrentar longas filas.

Primeiro é importante saber que não há mais cartão físico do CPF, existe apenas a emissão do número. Além disso, desde novembro de 2017, um Provimento do Conselho Nacional de Justiça obriga que todas as certidões de nascimento sejam feitas com o número do CPF. No país já foram emitidos 3.616.181 desses documentos novos e em Minas Gerais foram 331.683, segundo a Central de Informações do Registro Civil.

Mas para quem ainda não tem o CPF dos filhos, ele pode ser solicitado de forma gratuita nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs). No caso de menores, os pais devem apresentar sua Carteira de Identidade e a da Criança ou Certidão de Nascimento. Confira abaixo os endereços das UAIs nos municípios mineiros.

O CPF pode ser tirado também em um dos locais conveniados: agências do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal e dos Correios. Nessas instituições porém os serviços são tarifados e custam em média R$ 7,00. A recomendação para fugir das filas é procurar pelo serviço no início do dia, principalmente no caso das agências bancárias, que costumam ficar mais cheias logo no incío da tarde até o fim do expediente, por volta de 16h.

A Receita Federal esclarece que o serviço on-line para solicitar o CPF é destinado apenas às pessoas entre 16 e 25 anos, que tenham título de eleitor. Pela internet não é cobrada nenhuma taxa.

Confira os documentos necessários para fazer a solicitação:

Documento de Identificação oficial com foto (original ou cópia autenticada) e do seu representante legal, se for o caso. Para menores de 18 anos, pode ser apresentada a certidão de nascimento.
Título de eleitor ou documento que comprove o alistamento eleitoral, em caso de maior de 18 anos.
Caso o pedido seja apresentado por terceiros, a pessoa deve apresentar documentos que comprovem a representação (original ou cópia autenticada), como procuração, tutela, termo de curatela ou termo de compromisso de inventariante.
Em caso de espólio, apresentar original ou cópia autenticada da certidão de óbito.
NOTA DE RESPONSABILIDADE:
As notícias aqui veiculadas visam unicamente transmitir informações oriundas das fontes indicadas. A Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Rio Grande do Sul (ARPEN-RS) se exime e não assume qualquer responsabilidade pelo teor do conteúdo publicado, posto que as publicações explanadas não representam necessariamente o posicionamento da diretoria desta Associação. Os assuntos ora veiculados, são de responsabilidade única e exclusiva de quem os subscrevem.
Espaço do Associado
Entrar


ARPEN-RS - Rua Cel. Genuíno, 421 - Sala 302 - 3º andar - Centro Histórico - 90010-350 - Porto Alegre - RS - Telefone e Fax: (51) 3225-6428 - arpenrs@arpenrs.com.br