Notícias
Clipping – Folha do Mate - Sofia e Arthur são os nomes mais registrados em 2018 (Venâncio Aires)
Levantamento do Cartório de Registro Civil leva em conta registros feitos até o dia 13 de dezembro

A pedido da reportagem da Folha do Mate, o Cartório de Registro Civil de Venâncio Aires fez um levantamento dos nomes mais registrados no ano de 2018 na Capital do Chimarrão. Segundo a registradora substituta, Carmem Druciaki, os nomes Sofia ou Sophia e Arthur estão no topo da lista de registros. O preferido para meninas obteve 21 registros, já o de menino foram 31 certidões expedidas. Para meninas, seguem a lista de preferidos Helena, Alice, Manuela e Isadora. Já no ranking dos meninos Arthur é seguido de Enzo, Joaquim, Pedro e Mathias.

Os dados são referentes ao período de 1º de janeiro a 13 de dezembro de 2018. Os nomes, escolhidos em Venâncio não seguiram a tendência em nível de país. O ranking divulgado pelo website BabyCenter em novembro apontou Helena e Miguel como os favoritos no Brasil. O resultado leva em conta 501 mil registros de nascimento feitos em todo o país. Pela primeira vez desde 2015, o nome Helena ficou em primeiro lugar, nos anos anteriores Alice ficava no topo da colocação. Alice, Laura, Manuela e Valentina são os próximos da lista. Já para meninos Miguel liderou a lista pelo oitavo ano seguido. Os preferidos também são Arthur, Heitor, Bernardo e Davi.

Sofia e Alice estão na lista dos cinco nomes mais registrados neste ano em Venâncio. Foram eles os escolhidos de Francieli Bergenthal, 27 anos, e Rauel Bergenthal, 38 anos, para dar nome às filhas. Sofia está com cinco anos e teve o nome escolhido após uma pesquisa na internet. Quando chegou o momento de escolha da segunda filha, que está com nove meses, os pais recorreram novamente à pesquisa e Alice aparecia sempre entre os mais usados. 'Escolhemos Alice por ter o mesmo número de letras da irmã e também por ser um nome bonito e fácil de se pronunciar', relata Francieli.

Dos nomes escolhidos para menino, Mathias aparece entre os cinco mais escolhidos neste ano. O filho de Bruna Neves, 19 anos, e Matheus Ferreira, 21, nasceu em setembro de 2018 e está nesta lista. A mãe conta que eles queriam um nome diferente e que ao mesmo tempo que fosse forte. 'Depois que uma colega de serviço falou sobre esse nome gostei porque meu marido se chama Matheus, então fui procurar o significado do nome e Mathias significa "dádiva de Deus", "oferta de Deus", "presente de Deus"', afirma. O casal seguiu na pesquisa e descobriu que Mathias tem o mesmo significado de Matheus, o que não deixou dúvidas sobre a escolha.

CURIOSIDADE
Em 2018, Venâncio Aires registrou mais nascimentos do que mortes. De 1º de janeiro a 13 de dezembro, foram 768 nascimentos registrados, contra 580 certidões de óbito emitidas.

TOP 5 menina
Sofia/Sophia 21
Helena 12
Alice 11
Manuela 10
Isadora 9

TOP 5 menino
Arthur 31
Enzo 23
Joaquim 16
Pedro 14
Mathias 12

Fonte: Folha do Mate

NOTA DE RESPONSABILIDADE:
As notícias aqui veiculadas visam unicamente transmitir informações oriundas das fontes indicadas. A Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Rio Grande do Sul (ARPEN-RS) se exime e não assume qualquer responsabilidade pelo teor do conteúdo publicado, posto que as publicações explanadas não representam necessariamente o posicionamento da diretoria desta Associação. Os assuntos ora veiculados, são de responsabilidade única e exclusiva de quem os subscrevem.
Espaço do Associado
Entrar


ARPEN-RS - Rua Cel. Genuíno, 421 - Sala 302 - 3º andar - Centro Histórico - 90010-350 - Porto Alegre - RS - Telefone e Fax: (51) 3225-6428 - arpenrs@arpenrs.com.br