Notícias
Arion Toledo é reeleito presidente da Arpen/BR
Chapa "Juntos Somos Fortes" foi eleita por aclamação

Curitiba (PR) - Em Assembleia Geral Eleitoral realizada nesta quinta-feira (13), em Curitiba, os membros da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen/BR) reelegeram por aclamação o registrador Arion Toledo Cavalheiro Junior, da chapa "Juntos Somos Fortes", para mais um mandato de dois anos (2019/2020).

Apesar de relutar no início, o presidente reeleito disse que os constantes apelos no Congresso Nacional do Registro Civil (CONARCI), realizado em setembro deste ano em Foz do Iguaçu, o fizeram repensar. "Sabe, havia dito à minha mulher que deixaria o cargo, acompanharia o crescimento do meu filho, que tem seis anos. Mas, o apelo de vocês em Foz do Iguaçu, e o desejo de continuar lutando pela classe, me motivaram fortemente a continuar no posto", disse emocionado.

Em seguida, Arion apresentou um resumo de tudo o que foi feito em sua gestão, citando os dois CONARCIs realizados, cinco seminários nacionais da Arpen/BR, sete seminários estaduais, cinco assembleias gerais, três reativações de Associações estaduais (Pará, Tocantins e Maranhão), a fundação da Arpen do Amapá e a mediação da entidade representativa na Bahia. Também foram citadas as quatro visitas técnicas realizadas e a participação em dois seminários internacionais.

Durante a apresentação, o agora reeleito presidente ainda mostrou que durante sua gestão houve a publicação de 12 provimentos e seis leis nacionais que atingiram a área de Registro Civil. Arion ainda lembrou que as 27 unidades federativas estão interligadas à Central de Informações do Registro Civil (CRC Nacional) e que foi realizada a implantação de cinco projetos pioneiros (ALICE, Carteira Nacional de Identificação, DNI, Portal da Transparência, Novo Site, RegistroCivil.Org).

Na parte de comunicação, o presidente destacou que a Arpen/BR teve 32 inserções na mídia nacional e regional, ressaltou que 48 boletins semanais de notícias foram enviados aos associados e pontuou a remodelação e padronização da identidade visual nacional.

Os agradecimentos pela permanência de Arion ecoaram durante toda a Assembleia. O ex-presidente da Arpen/BR Calixto Wenzel agradeceu ao registrador civil de Francisco Beltrão por ter aceitado mais este desafio. "Já estive no seu lugar, sei que não é fácil, mas sei que você continuará fazendo um excelente trabalho, sempre contando com nossa ajuda", disse.

O ex-presidente da Arpen/RJ Eduardo Ramos Corrêa Luiz enalteceu o trabalho de quem considera incansável: "Deixo aqui meus sinceros elogios ao amigo Arion, que de maneira incansável fez de tudo o que podia para ajudar a classe e vai ajudar ainda mais a partir de agora", ressaltou. O complemento dos elogios foi feito pelo atual presidente da Arpen/PB, Manfredo Goes, que destacou que “além de ser incansável, Arion fez um trabalho intenso para aglutinar a classe, e conseguiu realizar esta tarefa com êxito”.

O vice-presidente da Arpen/SP, Luis Carlos Vendramin Junior, foi mais além e falou sobre a união com o agora reeleito presidente. "Logo no início desta gestão, eu e o Arion fizemos um pacto de sangue: autonomia para consolidar a CRC Nacional e incorporar todos os Estados na Central. Não medimos esforços e hoje mostramos com êxito o resultado do nosso trabalho" comemorou.

Quem também agradeceu foram presidentes das Arpens que foram fundadas há pouco tempo: Liane Rodrigues Alves, presidente da Arpen/SC, disse que o trabalho da Arpen/BR foi fundamental para que os registradores civis de Santa Catarina abrissem os olhos e fundassem uma associação que representasse a classe. Marcus Vinicius Sousa Cordeiro, presidente da Arpen/PA, afirmou que estava em seu cartório, que fica há 80km de Belém, e recebeu o chamamento diretamente do Arion para representar a classe no Estado, e Walber Apolinário, recém empossado presidente da Arpen/AP, falou que notou um “ânimo diferente” nos registradores. "Parece que a Arpen trouxe de volta um brilho aos registradores civis que há muito não via", revelou.

Jantar de Confraternização

Após a eleição, todos os registradores que estavam presentes na Assembleia participaram de um jantar de confraternização. O destaque ficou para a participação do presidente do Colégio Notarial do Brasil - Conselho Federal (CNB/CF), Paulo Roberto Gaiger Ferreira, que Arion fez questão de destacar.

"Durante este primeiro mandato, fiz o possível para unir internamente os registradores. Agora nosso passo é fazer a união com outras naturezas, e com a presença do Gaiger aqui tenho certeza que o trabalho ficará muito mais facilitado para nós", disse.

Já o presidente do CNB/CF expressou sua admiração pelo Registro Civil. "Não tive como declinar o convite do Arion para estar hoje aqui neste grande momento, até mesmo para admirar o excelente trabalho que vocês têm feito em prol da população, e saibam que podem contar comigo para podermos trabalhar juntos em futuros projetos", finalizou.

Veja abaixo a diretoria empossada:

Presidente: Arion Toledo Cavalheiro Junior (PR)
1° vice-presidente: Eduardo Ramos Corrêa Luiz (RJ)
2° vice-presidente: Luis Carlos Vendramin Junior (SP)
3° vice-presidente: Elaine de Cássia Silva (MG)
4° vice-presidente: Cleomadson Abreu Figueiredo Barbosa (AL)
5° vice-presidente: Anita Cavalcanti de Albuquerque Nunes (PE)
6° vice-presidente: Rodrigo Barbosa de Oliveira e Silva (GO)
7° vice-presidente: Walber Almeida Apolinário (AP)

1° secretária: Elizabete Regina Vedovatto (PR)
2° secretária: Liane Alves Rodrigues (SC)

1° tesoureira: Karen Lúcia Cordeiro Andersen (PR)
2° tesoureiro: Luiz Manoel Carvalho dos Santos (RJ)

Secretário Nacional: Gustavo Fiscarelli (SP)

Assessora Especial da Presidência: Karine Boselli (SP)
Assessor Especial da Presidência: Devanir Garcia (MA)

Conselho Superior:
Calixto Wenzel (RS)
José Emygdio Carvalho Filho (SP)
Carlos José Ribeiro de Castro (MG)
Jaime Araripe (CE)

Conselho Fiscal:
Luiza Gesilânia Freitas Cavalcanti de Santana (PE)
Gabriela Dias Caminha de Andrade (MA)
Romário Pazutti Mezzari (RS)

Suplente do Conselho Fiscal:
Maria Salete Jereissati de Araújo (CE)
Alan Lourenço Nogueira (GO)
Daniel de Oliveira Sampaio (BA)

Conselho de Ética:
Marleide Ribeiro Máximo (TO)
Marcus Vinicius Sousa Cordeiro (PA)
Fernando Brandão Coelho Vieira (ES)

Suplentes do Conselho de Ética:
José Augusto Silveira (MG)
Alaor Mello (RJ)
Arioste Schnorr (RS)

Diretora Nacional para Assuntos Políticos:
Ney Querido (TO)
Ademar Custódio (SP)
Jefferson Miranda (ES)

Diretor Nacional para Assuntos Acadêmicos: Christiano Cassettari (BA)
Diretor Nacional para Assuntos Sociais: Priscilla Milhomem (RJ)
Diretora Nacional para Assuntos de Responsabilidade Social: Márcia Rosália Schwarzer (BA)
Diretor Nacional para Assuntos de Comunicação: Everson Luis Matoso (SC)
Diretor Nacional para Assuntos de Tecnologia: Alan Oliveira (RJ)
Diretor Nacional para Assuntos de Qualidade: Mateus Afonso Vido da Silva (PR)
Diretor Nacional para Assuntos de Projetos: Manfredo Goes Vieira de Melo (PB)


NOTA DE RESPONSABILIDADE:
As notícias aqui veiculadas visam unicamente transmitir informações oriundas das fontes indicadas. A Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Rio Grande do Sul (ARPEN-RS) se exime e não assume qualquer responsabilidade pelo teor do conteúdo publicado, posto que as publicações explanadas não representam necessariamente o posicionamento da diretoria desta Associação. Os assuntos ora veiculados, são de responsabilidade única e exclusiva de quem os subscrevem.
Espaço do Associado
Entrar


ARPEN-RS - Rua Cel. Genuíno, 421 - Sala 302 - 3º andar - Centro Histórico - 90010-350 - Porto Alegre - RS - Telefone e Fax: (51) 3225-6428 - arpenrs@arpenrs.com.br