Notícias
Clipping – Portal Cambe – Paraná é o quarto Estado que mais emitiu CPF em certidões em nascimento
Os cartórios de Registro Civil do Paraná já emitiram mais de 340 mil números de Cadastro de Pessoa Física (CPF) diretamente em certidões de nascimento, segundo a Central de Informações do Registro Civil (CRC), administrada pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil). O serviço, iniciado em dezembro de 2015, no estado, é feito no mesmo momento do registro da criança.

“O serviço facilitou a vida dos pais, que já possuem bastante preocupação nessa fase. Por meio deste procedimento, a criança já sai na hora com a certidão constando duas informações importantíssimas para o exercício da sua cidadania: o CPF e o registro de nascimento”, afirma o presidente do Instituto do Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado do Paraná (Irpen-PR), da Arpen-Brasil, e diretor da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Paraná (Anoreg-PR), Arion Toledo Cavalheiro Júnior.

O registrador ainda reforça que com o número do CPF, o recém-nascido passa a ter alguns benefícios, como por exemplo a oportunidade de ser incluído imediatamente pelos pais em planos de saúde, ter acesso a programas sociais do Governo e possibilidade de abertura de contas bancárias em seu nome.

Ainda de acordo com o levantamento, o estado é o quarto que mais realizou o ato no país, ficando atrás apenas de São Paulo (1.367.110), Rio de Janeiro (477.434) e Minas Gerais (371.763). No Paraná, o serviço foi idealizado por meio do Irpen-PR junto à Receita Federal com apoio da Anoreg-PR.

Como fazer?

A emissão do número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) é gratuita e realizada no momento do registro do nascimento. Sendo assim, ela deve ser feita no cartório mais próximo da casa dos pais ou do parto da criança. O serviço é oferecido pelos 537 cartórios de registro civil do estado, presentes em todos os municípios paranaenses e também em pequenos Distritos e Subdistritos.

Sobre a Anoreg-PR

A Associação dos Notários e Registradores do Estado do Paraná (Anoreg-PR) é a entidade de representação dos titulares dos cartórios extrajudiciais no Paraná, reunindo cerca de mil ofícios em todo o estado, entre Tabelionatos de Notas, Tabelionatos de Protesto, Registros Civis, Registros de Imóveis e Registros de Títulos e Documentos. Atua como porta-voz da classe, bem como na sua qualificação técnica para que possa prestar melhores serviços aos usuários, e na difusão de informações ao cidadão, ainda desconhecedor da gama de serviços prestados pelo segmento.




NOTA DE RESPONSABILIDADE:
As notícias aqui veiculadas visam unicamente transmitir informações oriundas das fontes indicadas. A Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Rio Grande do Sul (ARPEN-RS) se exime e não assume qualquer responsabilidade pelo teor do conteúdo publicado, posto que as publicações explanadas não representam necessariamente o posicionamento da diretoria desta Associação. Os assuntos ora veiculados, são de responsabilidade única e exclusiva de quem os subscrevem.
Espaço do Associado
Entrar


ARPEN-RS - Rua Cel. Genuíno, 421 - Sala 302 - 3º andar - Centro Histórico - 90010-350 - Porto Alegre - RS - Telefone e Fax: (51) 3225-6428 - arpenrs@arpenrs.com.br