Notícias
Cartório Digital irá oferecer serviços de escrituras e procurações on-line no RS
Plataforma Cartório Digital, autorizada pela Corregedoria Geral da Justiça do Estado será lançada oficialmente nesta quinta-feira (13.12) em Porto Alegre

Nesta quinta-feira (13.12), será lançada oficialmente a plataforma Cartório Digital, ferramenta de iniciativa da COOPNORE - Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Notários e Registradores - que proporcionará ao cidadão comodidade na solicitação de serviços cartoriais como certidões, escrituras e procurações sem sair de casa, de forma on-line, por meio do endereço: http://acesso.cartoriodigital.net.br.

Desenvolvida ao longo do último ano, a plataforma, autorizada pela Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (CGJ/RS) oferece inúmeras vantagens, como a solicitação de serviços on-line, pedido de documentos em formato físico, acompanhamento em tempo real das solicitações, pagamento simplificado via cartão de crédito, débito ou boleto bancário, e segurança jurídica para a emissão dos atos em formato digital.

“A Cartório Digital é uma plataforma que aproxima o cidadão ao Tabelionato de Notas, oferecendo acesso aos serviços notariais sem a necessidade de deslocamento do usuário ao estabelecimento. O projeto surgiu do desejo de disponibilizar à sociedade uma solução inovadora e ágil, sem perder a qualidade e segurança jurídica dos atos”, explica Altamar Garcia Mendes, diretor geral da Coopnore.

Os serviços são realizados de forma segura e com fidelidade jurídica, uma vez que são aplicadas tecnologias avançadas, que adotam processos criptográficos para a criação de assinaturas digitais, em acordo com as normas instituídas pela ICP Brasil - Infraestrutura de Chaves Públicas do Brasil -, órgão que regulamenta a validade de atos digitais no território nacional.

O projeto piloto contempla inicialmente 19 Cartórios de Notas situados em 16 diferentes cidades do Estado e teve como objetivo garantir que a plataforma estivesse de acordo com a legislação vigente e que os procedimentos fossem adequados para o meio digital, uniformizando a forma de atendimento para todos cartórios do Estado. Após sua finalização, a Corregedoria do RS publicará um Provimento (norma), expandindo o projeto a todas as unidades do Estado.

O próximo passo do projeto é a expansão gradual dos serviços aos demais Cartórios de Notas do Estado do Rio Grande do Sul, seguida pela disponibilização da tecnologia para as demais especialidades dos serviços cartorários, como Registro de Imóveis, Registro Civil, Protesto de Títulos e Registro de Títulos e Documentos e Pessoa Jurídica.

Tabelionatos participantes do projeto piloto:

5º Tabelionato de Notas de Porto Alegre/RS
14º Tabelionato de Notas de Porto Alegre/RS
1º Tabelionato de Notas de Caxias do Sul/RS
Serviço Notarial e de Registro Civil de Galópolis - Caxias do Sul/RS
9º Tabelionato de Notas de Porto Alegre/RS
Tabelionato de Notas de Torres/RS - Tabelionato Espig
2º Tabelionato de Notas de Bento Gonçalves/RS
2º Tabelionato de Notas de Novo Hamburgo/RS
2º Tabelionato de Notas de São Leopoldo/RS
1º Tabelionato de Notas de Bagé/RS
1º Tabelionato de Notas de Santana do Livramento/RS
Tabelionato de Notas, Protestos e Registros de Pessoas Jurídicas e Títulos e Documentos de Canguçu/RS
Serviço Notarial de Barros Cassal/RS
Serviço Notarial e de Registro de Parobé/RS
Tabelionato de Notas e Registro Civil de Sananduva/RS
Tabelionato de Notas de Ivoti/RS
1º Tabelionato de Notas de São Borja/RS
Tabelionato de Notas e Protesto de Títulos de São Luiz Gonzaga/RS
Tabelionato de Notas, Protestos e Ofício dos Registros Especiais de São Lourenço do Sul/RS

A Coopnore
A Coopnore é uma instituição financeira cooperativa inaugurada em 18 de novembro de 2005 no Rio Grande do Sul. Hoje atua em cinco Estados brasileiros – Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo – oferecendo linhas de crédito exclusivas para o segmento de notários e registradores, fomentando o desenvolvimento da atividade por meio de tecnologias avançadas na prestação de serviço de qualidade à sociedade.

Serviço
O que: Lançamento da Plataforma Cartório Digital
Data: 13 de dezembro de 2018
Horário: 17h
Endereço: Rua General Andrade Neves, nº 14, sala 301, Centro Histórico, Porto Alegre/RS


NOTA DE RESPONSABILIDADE:
As notícias aqui veiculadas visam unicamente transmitir informações oriundas das fontes indicadas. A Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Rio Grande do Sul (ARPEN-RS) se exime e não assume qualquer responsabilidade pelo teor do conteúdo publicado, posto que as publicações explanadas não representam necessariamente o posicionamento da diretoria desta Associação. Os assuntos ora veiculados, são de responsabilidade única e exclusiva de quem os subscrevem.
Espaço do Associado
Entrar


ARPEN-RS - Rua Cel. Genuíno, 421 - Sala 302 - 3º andar - Centro Histórico - 90010-350 - Porto Alegre - RS - Telefone e Fax: (51) 3225-6428 - arpenrs@arpenrs.com.br