Notícias
Senado - Semana de Valorização da Primeira Infância debate parentalidade
A Construção da Paz pela Primeira Infância: parentalidade, proteção e promoção da criança é o tema da 11ª Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz, que começa na próxima terça-feira (20). O objetivo é sensibilizar os legisladores a criar e aprovar projetos de lei que fomentem políticas públicas, estimulem o exercício da parentalidade e protejam efetivamente a criança e a gestante, promovendo a saúde física e mental da mãe e o desenvolvimento integral da criança.

O evento é organizado pela Comissão Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz do Senado, em parceria com a Universidade Paris Descartes, o Laboratório de Psicopatologia e Processos de Saúde da França, a Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi), a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e o Banco Mundial. A Semana tem o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Ao longo de três dias haverá conferências e painéis apresentados por 35 especialistas nacionais e internacionais, audiência pública, lançamento de livros e oficinas.

A semana estará voltada para legisladores, representantes dos Poderes Executivo e Judiciário, gestores públicos e privados das áreas de educação, saúde, desenvolvimento social e direitos humanos. Também atenderá professores e estudantes universitários de áreas afins, além profissionais de imprensa, membros de organizações não governamentais e instituições da sociedade civil.
Os interessados podem fazer inscrição para as conferências e oficinas pela internet. (acesse aqui).

Especialistas internacionais
O evento trará especialistas internacionais como o neurologista e psiquiatra Boris Cyrulnik, da França, laureado com os prêmios Jean Bernard da Academia de Medicina (2003) e Renaudot Ensaio (2011); a psicóloga Jaqueline Wendland, membro do grupo internacional de experts em Saúde e Desenvolvimento da Mãe, em Paris; e Joshua Sparrow, psiquiatra norte-americano, que atua na Força-tarefa contra a Pobreza Infantil, da Associação Americana de Pediatria e do American Indian/Alaskan Native Head Start Collaborative Advisory Council.

O médico Vital Didonet, especialista em educação infantil do Distrito Federal, que coordenou o processo social do Marco Legal da Primeira Infância, dará uma visão geral do evento na terça-feira (20), logo após a abertura.

Audiência e oficinas
Na quarta-feira (21), às 10h, haverá audiência pública conjunta das comissões de Educação, Cultura e Esporte (CE) e de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), com o tema Educar para a Paz: Experiências Internacionais e Brasileiras. À tarde, está previsto o lançamento de livros dos conferencistas na Biblioteca Luiz Viana Filho.

A quinta-feira (22) será dedicada à realização de nove oficinas, pela manhã e à tarde, sobre diversos temas vinculados ao desenvolvimento infantil.
Confira a programação completa na página da Comissão da Semana de Valorização da Primeira Infância na internet.

Fonte: Agência Senado

NOTA DE RESPONSABILIDADE:
As notícias aqui veiculadas visam unicamente transmitir informações oriundas das fontes indicadas. A Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Rio Grande do Sul (ARPEN-RS) se exime e não assume qualquer responsabilidade pelo teor do conteúdo publicado, posto que as publicações explanadas não representam necessariamente o posicionamento da diretoria desta Associação. Os assuntos ora veiculados, são de responsabilidade única e exclusiva de quem os subscrevem.
Espaço do Associado
Entrar


ARPEN-RS - Rua Cel. Genuíno, 421 - Sala 302 - 3º andar - Centro Histórico - 90010-350 - Porto Alegre - RS - Telefone e Fax: (51) 3225-6428 - arpenrs@arpenrs.com.br