Notícias
Clipping – Gaúcha ZH - Casamentos civil entre homossexuais: como encaminhar o pedido no cartório
Em quatro passos, veja o que é preciso para fazer o registro

As regras para o casamento civil de pessoas de mesmo sexo são as mesmas do casamento entre heterossexuais. Embora cartórios da Capital e do Interior afirmarem não ter notado aumento na procura pelo serviço nos últimos dias, nesta semana, GaúchaZH teve informação de uma dezena de casos de casamentos homossexuais apenas em Porto Alegre. Um dos motivos seria o receio de que, após a eleição de Jair Bolsonaro, ocorra um retrocesso nos direitos conquistados pela comunidade LGBT+. Veja quais são os passos para dar entrada no pedido no cartório:

1) Os integrantes do casal devem comparecer ao cartório do registro civil e apresentar documentação, que varia se forem solteiros, divorciados ou viúvos. No caso dos solteiros, há exigência de certidão de nascimento atualizada, carteira de identidade e CPF. Nesse momento, já é possível deixar uma data marcada, para pelo menos 20 dias depois.

2) O cartório encaminha o processo ao Ministério Público e divulga um edital de proclamas, afixando-o em local visível e publicando-o na imprensa. Essa é a fase de habilitação, em que alguém pode manifestar impedimento para que o casamento ocorra. A duração é de 15 dias.

3) Concluído o prazo e confirmada a habilitação, o casal está autorizado a casar. No dia marcado, deve comparecer com duas testemunhas.

4) O custo do casamento varia conforme a cidade. Em Porto Alegre, o valor está em R$ 205.

Fonte: Gaúcha ZH

NOTA DE RESPONSABILIDADE:
As notícias aqui veiculadas visam unicamente transmitir informações oriundas das fontes indicadas. A Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Rio Grande do Sul (ARPEN-RS) se exime e não assume qualquer responsabilidade pelo teor do conteúdo publicado, posto que as publicações explanadas não representam necessariamente o posicionamento da diretoria desta Associação. Os assuntos ora veiculados, são de responsabilidade única e exclusiva de quem os subscrevem.
Espaço do Associado
Entrar


ARPEN-RS - Rua Cel. Genuíno, 421 - Sala 302 - 3º andar - Centro Histórico - 90010-350 - Porto Alegre - RS - Telefone e Fax: (51) 3225-6428 - arpenrs@arpenrs.com.br