Notícias
Clipping – Rádio Soledade - Mediações poderão ser em breve feitas nos Cartórios
Tendo como tema “Mediações”, a entrevista semanal com Joana Malheiros, responsável pelo Registro Civil, trouxe a informação que muito em breve, os Cartórios poderão realizar mediações, trazendo como benefícios: solução rápida, eficaz, sigilosa e com menor onerosidade, além de gerar menor desgaste emocional entre as partes.

Joana explica que em municípios pequenos, o cartorário pode ser o único representante do Estado em mediações. Na forma pedagógica, as mediações ensinam as partes a entrarem em acordo, além de amadurecimento social.

No caráter jurídico, os benefícios são o fomento da desjudicionalização, gerando redução de ajuizamento de processos e economia para o Judiciário. Hoje em dia são cerca de 100 milhões de processos judiciais, tornando a Justiça morosa, já que não se consegue prever a duração das demandas e do sistema recursal.

Além disso, Joana afirma que a partir das mediações descobre-se que as partes podem dialogar, discutir, entender o ponto de vista do adverso e chegar a um consenso.

Joana Malheiros esteve no início do mês de outubro visitando um Cartório no Distrito Federal que já realiza mediações.

Foto: Divulgação

NOTA DE RESPONSABILIDADE:
As notícias aqui veiculadas visam unicamente transmitir informações oriundas das fontes indicadas. A Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Rio Grande do Sul (ARPEN-RS) se exime e não assume qualquer responsabilidade pelo teor do conteúdo publicado, posto que as publicações explanadas não representam necessariamente o posicionamento da diretoria desta Associação. Os assuntos ora veiculados, são de responsabilidade única e exclusiva de quem os subscrevem.
Espaço do Associado
Entrar


ARPEN-RS - Rua Cel. Genuíno, 421 - Sala 302 - 3º andar - Centro Histórico - 90010-350 - Porto Alegre - RS - Telefone e Fax: (51) 3225-6428 - arpenrs@arpenrs.com.br