Notícias
IBDFAM: Especialização proporciona troca de experiência entre juristas brasileiros e portugueses
Permitir que juristas estrangeiros tenham uma visão panorâmica dos temas do Direito de Família da atualidade com acesso à principal jurisprudência e doutrina praticada em Portugal. Com esse objetivo, o Centro de Direito da Família da Faculdade de Direito de Coimbra promove o Curso de Especialização em Direito da Família, de 14 a 18 de janeiro de 2019.

O curso será somente presencial e é voltado para juristas estrangeiros, com especial enfoque nos juristas brasileiros (que não tenham obtido licenciatura em Portugal).
Para a advogada Ana Luiza Maia Nevares, vice-presidente da Comissão de Estudos Constitucionais da Família do Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM, uma das professoras confirmadas da especialização, o curso é importante ao promover o aprofundamento do estudo do Direito de Família a partir da visão de um ordenamento estrangeiro, “que segue uma tradição no Direito Civil similar à nossa”.

Além disso, segundo ela, a troca de experiências com os juristas portugueses vai proporcionar para o aluno estudar o Direito Civil sob a perspectiva de um Direito Comparado e isto é “sempre enriquecedor”.

Ela expõe: “Em virtude da proximidade do ordenamento português àquele brasileiro, dita análise nos permite alcançar novos caminhos para interpretar e compreender nosso próprio ordenamento jurídico”.

A especialização vai abordar temas atuais do direito de família, alguns dos quais objeto de recentes alterações legislativas que passam pelo casamento; Direito Internacional da Família; Divórcio e Responsabilidades Parentais no Direito Internacional Privado; Rapto Internacional de Menores; Proteção de Crianças e Jovens; Acesso das Crianças e Jovens aos Cuidados de Saúde; Tutela Educativa de Crianças e Jovens; Casamento e União de Facto; Casamento Civil em Forma Religiosa; Procriação Medicamente Assistida; Valores socioafetivos; Sub-rogação Real de Bens, entre outros.

O time de professores é composto por docentes universitários, juízes e outros profissionais que dedicam a sua vida prática aos temas que irão lecionar. São eles: Ana Luiza Maia Nevares; Ana Rita Alfaiate; André Dias Pereira; Francisco Manuel Brito Pereira Coelho*; Geraldo Ribeiro; Giselda Hironaka; Marta San-Bento; Nuno Ascensão Silva*; Paula Távora Vítor; Paulo Guerra; Rosa Cândido Martins; Rui do Carmo e Sandra Passinhas.

Inscreva-se em: https://goo.gl/BUAQt2

NOTA DE RESPONSABILIDADE:
As notícias aqui veiculadas visam unicamente transmitir informações oriundas das fontes indicadas. A Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Rio Grande do Sul (ARPEN-RS) se exime e não assume qualquer responsabilidade pelo teor do conteúdo publicado, posto que as publicações explanadas não representam necessariamente o posicionamento da diretoria desta Associação. Os assuntos ora veiculados, são de responsabilidade única e exclusiva de quem os subscrevem.
Espaço do Associado
Entrar


ARPEN-RS - Rua Cel. Genuíno, 421 - Sala 302 - 3º andar - Centro Histórico - 90010-350 - Porto Alegre - RS - Telefone e Fax: (51) 3225-6428 - arpenrs@arpenrs.com.br