Notícias
Arpen-Brasil institui o Comitê Nacional da CRC em reunião com entidades estaduais
Foz do Iguaçu (PR) - Em reunião realizada na manhã desta quinta-feira (13/09) no Hotel Recanto Cataratas, em Foz do Iguaçu, a diretoria da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen/BR) criou o Cômite Nacional da Central de Informações do Registro Civil (CRC), que terá como objetivo contribuir para a expansão da Central em todo o País, a implantação da Plataforma Alice (Alicerce de Dados da CRC) e o gerenciamento administrativo da base de dados nacional do Registro Civil.

Eleito por aclamação, Luis Carlos Vendramin Junior assume o cargo de coordenador geral do Comitê, referendado pelo presidente da Arpen/BR, Arion Toledo Cavalheiro Júnior. "Se tem alguém aqui que respira CRC, às vezes até mais do que os ares da própria família, é o Vendramin, pela dedicação dada todo este tempo em estruturar esta ferramenta. Nada mais justo de que ele assuma o posto, com a anuência de todos", disse. Também ficou definido que o presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Maranhão, Devanir Garcia, será o 1º secretário do Comitê.

Vendramin, agora empossado, destacou que a criação do Comitê tem a função de construir caminhos para a classe. "Nossa ideia, com a criação do Comitê, é basicamente pavimentar estradas para interligar todos os cartórios do País na CRC", afirmou o coordenador.

Por fim, Vendramin fez um apelo aos presidentes das associações que estavam presentes para que reforcem em seus estados a importância de manter a CRC atualizada, pois faltam apenas 25% dos cartórios do País subirem os dados, para ser estabelecida a Plataforma Alice. Em sua apresentação, Vendramin apresentou um balanço atual dos dados constantes na CRC Nacional: 150 milhões de registros, 2,5 milhões de atos recepcionados, 4,5 milhões de CPFs, 27 Estados integrados e 7.701 Cartórios de Registro Civil interligados.

Também foram assinados mais três convênios da Arpen/BR com associações dos Estados do Rio Grande do Sul, Bahia e Pará para formalização de suas adesões à CRC.

Demais temas

Ao iniciar a reunião, o presidente da Arpen/BR, Arion Toledo Cavalheiro Junior, agradeceu a presença dos 23 presidentes das associações estaduais, e falou sobre a importância do encontro nacional. "A presença destes presidentes das associações estaduais mostra a união dos registradores civis", disse.

No encontro foram apresentadas as últimas ações da entidade nacional, com vistas à implantação das entidades estaduais em todas as unidades da Federação, assim como a disseminação dos treinamentos sobre a CRC Nacional e a conscientização do papel do registrador civil na emissão de certificados digitais. Também foram debatidos temas como identidade padronizada nacional, migração tecnológica e os Provimentos nº 73 e 74 da Corregedoria Nacional de Justiça.

No que tange a situação atual da classe, foram atualizadas as informações sobre as conversas com órgãos públicos para futuras parcerias e no empenho dos registradores para que elas aconteçam, a questão financeira da Arpen/BR e a padronização visual dos cartórios de todo o País. Também discutiram-se métodos sobre como solucionar os problemas recorrentes em alguns estados, e todos foram unânimes em pedir que o atual presidente da Associação, Arion Toledo Cavalheiro Júnior, seja reconduzido ao cargo ao término de seu atual mandato.

"O trabalho que o Arion tem feito, em aglutinar os registradores de todo o País, tem funcionado muito bem, por isso pedimos que você permaneça no cargo por mais um mandato", afirmou Calixto Wenzel, ex-presidente da Arpen/BR e atual presidente do Conselho Superior da entidade.

Fonte: Assessoria de Imprensa
NOTA DE RESPONSABILIDADE:
As notícias aqui veiculadas visam unicamente transmitir informações oriundas das fontes indicadas. A Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Rio Grande do Sul (ARPEN-RS) se exime e não assume qualquer responsabilidade pelo teor do conteúdo publicado, posto que as publicações explanadas não representam necessariamente o posicionamento da diretoria desta Associação. Os assuntos ora veiculados, são de responsabilidade única e exclusiva de quem os subscrevem.
Espaço do Associado
Entrar


ARPEN-RS - Rua Cel. Genuíno, 421 - Sala 302 - 3º andar - Centro Histórico - 90010-350 - Porto Alegre - RS - Telefone e Fax: (51) 3225-6428 - arpenrs@arpenrs.com.br