Notícias
TJ/RS: Casamento coletivo registra recorde de casais no Palácio da Justiça (RS)
Ocorreu na tarde do dia 28/6 a 15ª edição do casamento coletivo, no Palácio da Justiça, em Porto Alegre. O casamento alcançou o recorde de 32 casais na mesma cerimônia civil, reunindo noivos, familiares, amigos e servidores. O evento é uma iniciativa do Memorial do Judiciário do Rio Grande do Sul, em parceria com a Corregedoria-Geral da Justiça e com o Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais da 1ª Zona de Porto Alegre.

O Juiz de Paz Raul Dias e a Escrevente do Cartório Isabel Ten Caten celebraram a união dos casais. Estiveram presentes na cerimônia a Juíza-Corregedora Clarissa Costa de Lima e o Diretor do Memorial, Desembargador José Carlos Teixeira Giorgis. O evento também contou com a participação da cantora lírica Candice Rybu Mascarello e do pianista Rodolfo Wulfhorst. Além disso, o noivo Iran Jorge da Silva apresentou-se junto aos artistas com violino.

Família unida
As irmãs Ana e Cláudia selaram a união com seus parceiros no mesmo dia, seguindo os passos do pai, que também já participou da cerimônia coletiva:

O casal Roberto Gladimir e Ana Mello está juntos há 31 anos e tem uma filha, chamada Francielle, de 28 anos. Para a filha, o momento é de grande emoção. "Eles tiveram altos e baixos, mas permaneceram sempre juntos, nunca desistiram um do outro e hoje estão realizando um sonho. Estou muito emocionada em ver que eles venceram as dificuldades. Eles são minha inspiração", afirmou. com a câmera pronta para eternizar a celebração.

Já o casal Cláudia Mello e Ademir Santos totaliza 33 anos de relacionamento, do qual vieram 5 filhos e 7 netos. Irmã de Ana, Cláudia conta que o casamento sempre foi um desejo. "Queríamos fazer uma festa legal de casamento, mas nunca era possível por questões financeiras. Corri, fiz toda a documentação. Depois, só avisei que o nosso casamento estava marcado", relata. O noivo, apesar da surpresa da notícia, ficou feliz ao recebê-la.

E as irmãs contaram que seu pai, o prestador de serviço do Judiciário Valdecir Mello, também oficializou a união com a atual esposa há 5 anos através do casamento coletivo.

Para o Diretor do Memorial, Desembargador José Carlos Teixeira Giorgis, a celebração do casamento é um ato que permanece vivo e que emociona a todos. "O casamento continua prestigiado nos tempos atuais e a maior prova é o que estamos realizando hoje - o ato de perenizar vidas", afirma.

Os noivos Patrícia dos Santos e Cleiton Machado estão juntos há 14 anos e têm Pedro Henrique, de 4 anos. O casal conta que há pelo menos 6 anos o casamento está nos seus planos. No entanto, dificuldades financeiras acabavam adiando o sonho. Para a noiva, a oficialização da união é um privilégio. Nervosa para o tão esperado momento do ¿sim¿, Patrícia destaca a importância do matrimônio. "Casar é um sonho. Para mim, o casamento é a base de tudo", diz.


Desde 2010, a iniciativa já oficializou a união de mais de 300 casais. A próxima edição do casamento coletivo ocorrerá no dia 27/9. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3210-7176

Fonte: TJ/RS

NOTA DE RESPONSABILIDADE:
As notícias aqui veiculadas visam unicamente transmitir informações oriundas das fontes indicadas. A Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Rio Grande do Sul (ARPEN-RS) se exime e não assume qualquer responsabilidade pelo teor do conteúdo publicado, posto que as publicações explanadas não representam necessariamente o posicionamento da diretoria desta Associação. Os assuntos ora veiculados, são de responsabilidade única e exclusiva de quem os subscrevem.
Espaço do Associado
Entrar


ARPEN-RS - Rua Cel. Genuíno, 421 - Sala 302 - 3º andar - Centro Histórico - 90010-350 - Porto Alegre - RS - Telefone e Fax: (51) 3225-6428 - arpenrs@arpenrs.com.br