Notícias
Sindicato dos Registradores Públicos do RS lança CRC Cidadão
Plataforma permite a solicitação online de certidões


O Sindicato dos Registradores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul (Sindiregis) lançou nesta quarta-feira (20.06) a Central do Registro Civil (CRC Cidadão). A plataforma permite a solicitação online de certidões de nascimento, casamento e óbito, além de outros atos do Registro Civil.

O serviço está disponível no site crccidadao.com.br, o que permite à população o acesso ao balcão do cartório 24 horas por dia. Para solicitar uma certidão, o usuário precisa informar na página a sua localização, para que a busca no site sinalize quais são os cartórios mais próximos.

Após a escolha de uma serventia, é realizado o pedido da certidão, que pode ser retirada diretamente no cartório ou ser enviada para a casa do solicitante. Em média, oito mil certidões são solicitadas mensalmente através da Central.

A CRC Cidadão interliga todos os cartórios de Registro Civil do Estado e foi instituída pela Corregedoria-Geral da Justiça do Rio Grande do Sul (CGJ/RS), através do Provimento n° 21/2013, sendo mantida e gerida pelo Sindiregis.

A plataforma congrega toda a base de dados de nascimentos, casamentos e óbitos, e demais atos do Registro Civil, como emancipações, interdições e divórcios, do Estado. Atualmente, a Central do Registro Civil do Estado do Rio Grande do Sul (CRCRS) possui quase 30 milhões de registros no banco de dados.

Para o presidente do sindicato, Carlos Fernando Reis, a CRC Cidadão amplia os serviços da CRCRS e aproxima os cartórios da sociedade. “É um momento de muita satisfação poder finalmente colocar a atividade registral ao lado da sociedade de uma maneira tão ágil, acessível, de forma online e a qualquer momento. O titular do cartório, que é um gestor privado, se aproxima diretamente do Estado como um gestor público, preocupado em levar à população a segurança jurídica de uma maneira tão simplificada”, comentou Reis.

A secretária-geral do Sindiregis, Joana Malheiros, que também coordena a comissão interna responsável pela gestão da CRCRS, comemora a novidade. “Já temos quase 30 milhões de dados na Central. Com o novo serviço, a classe registral se aproxima da população e oferece agilidade e praticidade de acordo com o momento em que vivemos – tecnológico e conectado”, aponta.

Segundo o vice-presidente do Colégio Registral do Rio Grande do Sul, Cláudio Nunes Grecco, a CRC Cidadão trará mais agilidade e comodidade à sociedade. “A Central do Registro Civil é essencial porque ela diz respeito ao status do registro da cidadania. A maior vantagem é que o cidadão vai poder ter acesso aos serviços no cartório mais próximo da residência ou do trabalho”, pontuou Grecco.


Fonte: Assessoria de Imprensa
NOTA DE RESPONSABILIDADE:
As notícias aqui veiculadas visam unicamente transmitir informações oriundas das fontes indicadas. A Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Rio Grande do Sul (ARPEN-RS) se exime e não assume qualquer responsabilidade pelo teor do conteúdo publicado, posto que as publicações explanadas não representam necessariamente o posicionamento da diretoria desta Associação. Os assuntos ora veiculados, são de responsabilidade única e exclusiva de quem os subscrevem.
Espaço do Associado
Entrar


ARPEN-RS - Rua Cel. Genuíno, 421 - Sala 302 - 3º andar - Centro Histórico - 90010-350 - Porto Alegre - RS - Telefone e Fax: (51) 3225-6428 - arpenrs@arpenrs.com.br