Notícias
Clipping – Correio do Povo - Moradora de Taquara conquista mudança de nome
Foi a primeira transgênero da cidade beneficiada por decisão do Supremo Tribunal Federal

Vivendo como mulher desde os 17 anos, foi somente agora, aos 30, que Tatyana Rafaela dos Santos conquistou o direito de ter uma nova certidão de nascimento. Moradora de Taquara, Taty recebeu o novo documento, feito no Cartório de Registro Civil, na última semana e passou a ser a primeira transgênero do município beneficiada pelo reconhecimento do Supremo Tribunal Federal, ocorrido em março. A decisão garante o direito de todo o cidadão escolher a forma como quer ser chamado, independente da cirurgia da mudança de sexo ou da realização de tratamento hormonal.

Mesmo tendo sofrido ameaças com a repercussão da mudança, Tatyana garante ter muitos planos para concretizar. "É algo tão banal para os outros, mas tão importante pra mim. Agora sou vista pela sociedade por um nome que representa o meu gênero", afirma ela, destacando que com a nova certidão pode tirar a Carteira Nacional de Habilitação e dar sequência ao curso técnico para seguir trabalhando como cuidadora de idosos. "Também já dei entrada no meu novo RG e CPF. Vou tocar minha vida, como sempre fiz", afirma Tatyana, que mora na cidade onde nasceu, com a família e os amigos.

Fonte: Correio do Povo

NOTA DE RESPONSABILIDADE:
As notícias aqui veiculadas visam unicamente transmitir informações oriundas das fontes indicadas. A Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Rio Grande do Sul (ARPEN-RS) se exime e não assume qualquer responsabilidade pelo teor do conteúdo publicado, posto que as publicações explanadas não representam necessariamente o posicionamento da diretoria desta Associação. Os assuntos ora veiculados, são de responsabilidade única e exclusiva de quem os subscrevem.
Espaço do Associado
Entrar


ARPEN-RS - Rua Cel. Genuíno, 421 - Sala 302 - 3º andar - Centro Histórico - 90010-350 - Porto Alegre - RS - Telefone e Fax: (51) 3225-6428 - arpenrs@arpenrs.com.br