Notícias
Governador recebe candidato ao parlamento italiano
O governador José Ivo Sartori recebeu, na manhã desta quinta-feira (11), o ex-desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Wálter Fanganiello Maierovitch. As eleições italianas de 2018 foram pauta do encontro. “Estou concorrendo ao parlamento da Itália como deputado, representando a América do Sul”, disse Maierovitch.

De acordo com a legislação do país, o congresso pode ter até cinco representantes com cidadania italiana, um de cada continente. Atualmente, o jurista concorre por um novo partido, o Articolo 1. A eleição está prevista para o mês de março.

O encontro teve a presença do vice-governador José Paulo Cairoli e de representantes da comunidade italiana.

Sobre as eleições italianas

O voto no exterior é um direito dos italianos nascidos ou não na Itália, que tenham 18 anos completos. Os cidadãos que residirem fora do território italiano e que estiverem inscritos ao Cadastro dos Italianos Residentes no Exterior (Aire) podem exercer o direito ao voto e eleger um representante para a Câmara dos Deputados e para o Senado.

Nos termos da Lei 459/2001, conhecida como Lei Tremaglia, conforme o nome do seu criador e propositor, e do Regulamento de Execução DPR 104/2003, todo cidadão italiano que residir no exterior pode eleger seus representantes.

O número de deputados e senadores eleitos para cada uma das repartições é proporcional à quantidade de italianos residentes. São quatro repartições: Europa e territórios asiáticos da Federação da Rússia e Turquia; América Meridional; América Setentrional e Central; África, Ásia, Oceania e Antártica.

São eleitos 18 parlamentares, sendo 12 deputados e seis senadores. Para a América do Sul, são quatro deputados e dois senadores.

Texto: Alessandra Pinheiro/Secom
Edição: Sílvia Lago/Secom
Fonte: Governo do Estado do RS

NOTA DE RESPONSABILIDADE:
As notícias aqui veiculadas visam unicamente transmitir informações oriundas das fontes indicadas. A Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Rio Grande do Sul (ARPEN-RS) se exime e não assume qualquer responsabilidade pelo teor do conteúdo publicado, posto que as publicações explanadas não representam necessariamente o posicionamento da diretoria desta Associação. Os assuntos ora veiculados, são de responsabilidade única e exclusiva de quem os subscrevem.
Espaço do Associado
Entrar


ARPEN-RS - Rua Cel. Genuíno, 421 - Sala 302 - 3º andar - Centro Histórico - 90010-350 - Porto Alegre - RS - Telefone e Fax: (51) 3225-6428 - arpenrs@arpenrs.com.br